Chá verde


Ajuda a diminuir a gordura do corpo 


Oriundo da planta Camellia sinensis, a mesma que origina os chás preto e branco, rico em flavonoides chamados catequinas, fitoquímicos responsáveis pela maior parte de suas propriedades para a saúde e é rico em cafeína.


Benefícios


Atua na composição de gorduras: controlam o metabolismo das gorduras, inclusive incentivando a quebra delas. Isso faz com que elas sejam mais bem usadas pelo nosso organismo, não ficando apenas paradas no tecido adiposo. Promovendo o emagrecimento.

Acelera o metabolismo: O chá verde possui efeito termogênico. Fazendo com que o metabolismo funcione mais rápido, aumentando a queima de gordura do corpo.

Ação antioxidante: As catequinas do chá verde tem o poder de combater os radicais livres em nosso organismo. Por isso mesmo a bebida atua na prevenção e/ou tratamento de doenças crônicas como câncer, doenças cardiovasculares e diabetes, além de ajudarem no antienvelhecimento da pele.

Combate o colesterol: Ocorre a redução do LDL (colesterol ruim) já o HDL (colesterol bom) não possui aumento.

Melhora o humor: O chá Verde possui um aminoácido  chamado L-teanina. Quando ele é liberado em nosso corpo, ele vai para o cérebro aumentando a produção de dopamina e serotonina, neurotransmissores que estão ligados à sensação de bem-estar.

Melhora a digestão: O chá verde estimula a flora intestinal. Essas bactérias são responsáveis por ajudar no trabalho de digestão, principalmente de algumas vitaminas. Como um benefício extra, estimular as bactérias do organismo também melhora a imunidade.

Como consumir


O chá verde pode ser encontrado em folha, saquinhos, cápsulas ou bebida pronta. Porém as folhas da erva é a melhor opção para consumo, pois preservam melhor os nutrientes originais, ele deve ser preparado em forma de fusão.

Como preparar em casa: Coloque a água no fogo e espere formar as primeiras bolhas. Então, acrescente duas colheres de sopa do chá verde na água, desligue o fogo e deixe por dez minutos, abafando. Para reduzir o efeito estimulante, experimente descartar essa primeira água e então repetir o processo. Depois de pronto, ele deve ser conservado em um recipiente de vidro na geladeira ou em garrafa térmica, e suas propriedades permanecem intactas por apenas 24 horas.


Recomendação


Não ultrapassar ao equivalente a quatro xícaras de chá por dia. A vantagem de seguir essa quantidade é reduzir um pouco a diurese excessiva provocada pela ingestão dessa bebida.

Em altas doses o chá verde pode fazer mal. A alta quantidade de cafeína pode causar insônia e também levar à gastrite, por aumentar a secreção gástrica. Altas doses podem reduzir a absorção de diversos nutrientes, como o ferro e cálcio, sendo que a ausência do último é perigosa para mulheres na menopausa. Por isso, mesmo consumindo apenas essa quantidade, é muito importante não tomar o chá verde durante as refeições. 

Contraindicações


Gestantes devem evitar tomar o chá verde, pois ele pode reduzir o fluxo da sangue para a placenta, dificultando o desenvolvimento do feto. 

Pessoas com hipertireoidismo, pois estão mais propensas à aceleração do metabolismo, devido a maior produção de hormônios da tireoide. Também é contraindicado a hipertensos, pessoas com glaucoma e irritações gástricas. 

O chá verde também pode ter interações medicamentosas com remédios que estimulam o sistema nervoso simpático, portanto ele não é indicado para quem os ingere. Vale consultar seu médico antes de começar a tomar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comprar Maquiagem Online
Voltar ao topo